#ESPORTS
A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES ELETRÔNICOS DURANTE
A PANDEMIA
A versatilidade da modalidade chamou a atenção de empresas e ligas de esportes
Por: Igor Dantas da Silva
Fotos: Arquivo Pessoal / Unsplash
A pandemia causada pela Covid-19 paralisou diversos setores de nossa sociedade, incluindo os esportes. Futebol, basquete, beisebol e até mesmo o tênis, em que os atletas ficam bem distantes uns dos outros, tiveram suas temporadas afetadas.
Entretanto, uma nova modalidade, que também sofreu com os efeitos da pandemia inicialmente, rapidamente se recuperou: o esporte eletrônico. Jogos como Counter-Strike, League of Legends, Rainbow Six e outros que têm seus campeonatos realizados de forma presencial, em questão de semanas conseguiram transferir toda sua estrutura e passaram a realizar as partidas totalmente online.
Obviamente, isso só foi possível pela natureza do esporte, que é praticado através de um computador ou console, o que por si só já mantém uma distância física entre os competidores.
Ainda assim, por mais que os jogos sejam disputados por meio de uma tela e de comandos eletrônicos, a parte presencial é de suma importância. O fator torcida e estar presente em uma grande arena afeta a performance dos jogadores, assim como a de atletas de esportes tradicionais.

Público lota arena em Berlim para acompanhar a final do Major de CS:GO
Recentemente, a KaBuM Esports, equipe de esportes eletrônicos da loja KaBuM, venceu o Campeonato Brasileiro de League of Legends, competição nacional mais importante da modalidade. A equipe não era tida como favorita, mas depois da pandemia passou a apresentar uma performance fora de série e saiu dos últimos lugares da tabela para o título.
Em entrevista após a conquista, um de seus jogadores afirmou que a mudança para o online foi fundamental para o título, já que a equipe sofria com a pressão de performar em público, e jogando de casa eles se sentiam mais confortáveis.
Mas, resumindo o bate-papo anterior, o eSport foi a única forma de competição a se manter ativa durante o ápice da pandemia, e rapidamente se adaptou à nova realidade. Isso mostrou a versatilidade da modalidade e chamou a atenção de empresas e ligas de esportes, que ainda estão quebrando a cabeça para saber como podem voltar às atividades.
Com isso, pôde-se ver uma maior integração entre esporte tradicional e eletrônico e também um aumento nas transmissões de eventos de eSports em canais de TV. A ESPN, por exemplo, passou a exibir o campeonato de NBA 2K, simulador de basquete. A Fox Sports começou a transmitir o torneio de NASCAR online e até a tradicional Fórmula 1 entrou na onda e passou a realizar etapas virtuais de seus Grandes Prêmios, utilizando o simulador de mesmo nome e contando com a participação de pilotos profissionais.
No entanto, o interesse do público foi além de apenas ver as competições virtuais. Em casas de apostas, foi possível ver um aumento expressivo nas apostas relacionadas aos eSports. Segundo reportagem do The Clutch, 30% das pessoas que apostavam em futebol na CyberBet migraram para o FIFA 20 durante a pandemia. Além disso, o CEO da Pinnacle afirmou que os eSports tiveram um aumento de 50% no volume de apostas.
Isso mostra que com a paralisação geral, o mundo passou a olhar para os esportes eletrônicos com mais atenção, e sua importância cresceu além do planejado. Mas, para quem está dentro da cena, isso não é novidade. Os números já mostram essa tendência faz tempo.

A LCS, liga norte-americana de League of Legends, é hoje a terceira liga esportiva mais popular dos Estados Unidos entre adultos de 18 a 34 anos. Perde apenas para a NFL e para a NBA e já supera esportes como beisebol e hóquei. O campeonato mundial de Free Fire, realizado ano passado no Rio de Janeiro, foi a transmissão com maior audiência na história do YouTube Brasil, tendo quase o triplo de espectadores que o jogo entre Corinthians e Racing pela Libertadores, maior audiência do futebol na plataforma.
Portanto, mesmo no começo de sua caminhada, os eSports já causam um impacto gigante na indústria de entretenimento e aos poucos vão penetrando em outras, como a de apostas. Com a nova geração estando cada vez mais conectada e online, não será surpresa se em breve os eSports começarem a tomar o lugar de esportes tradicionais nos mais diversos meios.
